08/11/2019 às 18h38

Soltura de Lula não afeta cenário de longo prazo, mas traz volatilidade, diz Tag

Na avaliação de diretor de investimentos da Tag, após um bom desempenho recente, podemos observar alguma realização de curto prazo nos ativos

Por Lucas Hirata | Valor – São Paulo

A decisão do STF de derrubar a legalidade da prisão após condenação em segunda instância e a consequente soltura do ex-presidente Lula acaba sendo mal vista pelo mercado e, especialmente, pelo investidor estrangeiro. Mas não altera a visão sobre o cenário no longo prazo.

Essa é a avaliação do diretor de investimentos da Tag, Dan Kawa. “Podemos ter alguma acomodação ou correção dos ativos locais no curto-prazo. O dólar é o que mais nos chama atenção, pois após o fracasso dos leilões do pré-sal nesta semana, ele ficou com um quadro técnico comprometido”, diz o especialista.

Ainda assim, o profissional não vê a decisão do STF e a soltura de Lula alterando o cenário de longo-prazo para o país. “Entendemos que irá gerar desconforto e volatilidade. Após um bom desempenho recente, podemos observar alguma acomodação/realização de curto-prazo nos ativos brasileiros”, acrescenta.

Kawa reconhece que não se pode “menosprezar a capacidade de aglutinação da esquerda e de Lula contra o atual governo e a agenda econômica de reformas. Podemos ver manifestações e barulho nos próximos dias, faz parte do processo democrático”.

Mas, neste momento, o executivo não está alterando a visão em relação ao cenário local. “Sempre alertamos para o fato de que a caminhada seria longa, não linear e permeada por volatilidade, obstáculos e incerteza”.